domingo, 14 de novembro de 2010

Algumas atividades de 2010

RODA
“Logo, há muito a fazer para que sejamos não apenas ouvidos, mas ouvidos com interesse! Ter menos medo do novo!” (Kaercher).
Procedimentos de ensino que provêm do reconhecimento de como tais estratégias podem revelar-se facilitadoras à práxis que envolve o processo de ensino-aprendizagem na formação do educando.
RODA DE LEITURA
Roda de leitura ►parte do princípio de que difundir o hábito de leitura, o desenvolvimento do gosto pela leitura como à formação de leitores.
Mediar o contato dos alunos com os mais diferentes gêneros discursivos, favorecendo o gosto pela leitura, pode garantir o seu sucesso ao longo de toda a trajetória escolar, além de ampliar a compreensão de mundo.
RODA DE CONVERSA
A Roda de Conversa pretende ser, na educação de infância, um espaço de partilha e confronto de ideias, onde a liberdade da fala e da expressão proporcionam ao grupo como um todo, e a cada indivíduo em particular, o crescimento na compreensão dos seus próprios conflitos (Freire, M. 2002:21). Cada criança é desafiada a participar do processo, tendo o direito de usar a fala para expressar suas ideias, emitir suas opiniões, pronunciar a sua forma de ver o mundo. Falando e escutando o outro que fala, as crianças vão experimentando a construção coletiva de encaminhamentos necessários à resolução de conflitos que surgem no interior do grupo.
A roda pode acontecer todos os dias na primeira semana, nas segundas-feiras, sobre o final de semana, ou no primeiro dia de aula da semana, caso haja feriado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário